Você está visualizando atualmente Promoção do empoderamento das Mulheres do meio rural

Promoção do empoderamento das Mulheres do meio rural

Segundo a Organização das Nações Unidas- ONU, as mulheres do meio rural enfrentam altos níveis de informalidade e condições de trabalho precárias. Elas também têm maiores probabilidades de estar no subemprego e em trabalhos vulneráveis. As mulheres, principalmente as chefes de família pertence ao grupo alvo do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais- POSER, que tem enfoque na promoção do emprego, crescimento do rendimento, melhoria nas condições de vida e oportunidades económicas nas zonas rurais.

Nas diversas áreas de intervenção do POSER, designadamente a agricultura, pecuária, pesca e transformação alimentar, as mulheres estão bem enquadradas, representando 73%, (5.494 -cinco mil, quatrocentos e noventa e quatro), da meta estabelecida para os indicadores referentes a beneficiação de mulheres dentro do grupo alvo do POSER.

O programa almeja alcançar um total de 7500 (sete mil e quinhentas) mulheres, que corresponde a 50% do total dos benificiários a serem contemplados pelo POSER, até ao fim da sua implementação. As mulheres têm-se destacado em setores como a transformação agroalimentar, representando 75% do total dos beneficiários, a pecuária com 58%, seguida do setor do comércio e serviços com 53%. É de realçar que o programa tem tido ganhos significativos, devido ao incansável trabalho de sensibilização e capacitação desenvolvido com vista ao empoderamento das mulheres do meio rural.

A promoção do trabalho decente para as mulheres constitui uma mais-valia para suas vidas e a da sua comunidade. O programa POSER em parceria com a ICIEG- instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade do Género tem contribuído para o empoderamento económico das mulheres através de formações em gestão financeira, e a igualdade do género. O propósito é que as mulheres façam da agricultura, que é uma das áreas de intervenção do programa, uma atividade geradora de rendimentos, para que possam ser mais autónomas.As mulheres do meio rural com formação descobrem que além da produção, elas podem agregar valores ao produto e fazer escoamento dos seus produtos a nível dos mercados.

8Tu e 7 outras pessoasVista por 42GostoComentar

Deixe um comentário