Você está visualizando atualmente POSER realiza encontro de trabalho com os parceiros institucionais e as suas Unidades Técnicas Regionais

POSER realiza encontro de trabalho com os parceiros institucionais e as suas Unidades Técnicas Regionais

Enquadrado nos três dias de atividades do POSER- Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, com início a 4 de março do corrente ano. O ponta pé de saída deu-se com a reunião do Comité Nacional de Pilotagem do POSER, para a apresentação e aprovação do PTBA2020 – Plano de Trabalho e Orçamento Anual para o ano 2020. Um outro momento que marcou este mesmo dia de atividades, foi a apresentação dos 5 estudos realizados pela ANAS – Agência Nacional de Água e Saneamento, realizados no âmbito do protocolo de parceria técnica estabelecido entre a ANAS e o POSER. Os estudos retratam a disponibilidade da água para fins agrícolas em Cabo Verde, bem como os custos associados à sua mobilização.  

Os dois últimos dias (5 e 6), foram marcados pelo encontro de trabalho, que contou com a presença de todas as Unidades Técnicas regionais do POSER, as delegações do MAA – Ministério da Agricultura e Ambiente onde há intervenção do Programa e as instituições em que o POSER detém um protocolo de parceria técnica, tendo em conta a melhoria das suas intervenções e performance. Estas instituições são nomeadamente o ICIEG – Instituto Cabo-verdiano de Igualdade e Equidade de Género, a Plataforma das Organizações de Cabo Verde, a UNICV\ECAA – Universidade de Cabo Verde | Escola de Ciências Agrárias e Ambientais e o INIDA – Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário, o IEFP – Instituto de Emprego e Formação Profissional, o INMG – Instituto Nacional de Meteorologia e Geofísica, a DGRM – Direcção-Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos, o CERMI – Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial, a ANN – Associação Amigos da Natureza, o SNSAN – Secretariado Nacional para a Segurança Alimentar e Nutricional e a ASDIS-COOPERATIVA DE CRÉDITO COOP-ASDIS MICROFINANÇAS.

O encontro servir ainda para discutir o desempenho do Programa durante a segunda 2ª fase (2016-2018 – com um período de transição no ano de 2019), os meandros da participação das instituições/organizações parceiras para esta 3ª fase (2019-2022) que coincide com o novo acordo assinado entre o FIDA e o Governo de Cabo Verde, a apresentação e discussão das grandes linhas PTBA do POSER para o ano 2020, e os projetos para cada uma das regiões de intervenção.

É de salientar que o POSER é um Programa do Governo de Cabo Verde, financiado pelo Governo de Cabo Verde, Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola (FIDA) e Fundo Fiduciário Espanhol (FFE). Sob a tutela do Ministério da Agricultura e Ambiente, o objetivo do POSER passa fundamentalmente por melhorar o rendimento dos pequenos produtores e criar empregos sustentáveis ​​para as famílias rurais pobres, especialmente mulheres e jovens, em um contexto de mudança climática.

Deixe um comentário