Você está visualizando atualmente Unidade Técnica do POSER – região Fogo, realiza uma seção de formação e capacitação em Caprinos Leiteiros, destinados aos criadores de gado

Unidade Técnica do POSER – região Fogo, realiza uma seção de formação e capacitação em Caprinos Leiteiros, destinados aos criadores de gado

Os beneficiários do Projeto de Promoção do Confinamento de Rebanho de Pequenos Ruminantes e de Reforço da Disponibilidade de Água para Abeberamento da ilha do Fogo, iniciaram hoje, 25 de março, uma seção de formação e capacitação em produção e caprinos leiteiros. O evento destinado à 26 (vinte e seis) criadores acontece na sala de reuniões da Delegação do MAA- Ministério da Agricultura e Ambiente, no âmbito das atividades previstas no PTBA 2020- Plano de Trabalho e Orçamento Anual do POSER, da Região do Fogo, enquadrado na Componente II, financiado no quadro do Projeto de Mitigação.

Essa ação tem como objetivo formar criadores capazes de melhorar o maneio alimentar, sanitário e reprodutivo dos caprinos leiteiros, ter uma vida profissional produtiva e autossustentável, habilitar os criadores com competência técnica com intuito de promoverem uma transformação crítica, reflexiva, ética e produtiva aos outros criadores da mesma comunidade, ensinar os criadores a planificar a implementação da produção animal para a obtenção do seu próprio empreendimento e rendimento familiar, coordenar a recolha dos produtos de origem caprina e proporcionar uma melhor gestão e comercialização dos mesmos.

A formação será teórica e prática, constituída por conjunto de módulos, como forma de dotar os criadores de conhecimento no que tange a maneio na alimentação e sanitário, produção e reprodução caprina, ministrada pela médica veterinária da Delegação do MAA do Fogo, Janice Gonçalves Duarte Silva. Em cada sessão vai haver no máximo 13 formandos, tendo em conta a lotação do espaço reservado, permitindo respeitar as medidas de contingência causada pela Pandemia da COVID- 19.

Os participantes terão competências a nível de independência financeira, que possibilite exponenciar a melhoria da criação animal e da qualidade dos produtos adquiridos. É de realcar, que essa formação será realizada em duas fases sendo a primeira no concelho de são Filipe, do dia 25 até o dia 29 de março e a outra no concelho de Santa Catarina de 1  a 5 de junho, do corrente ano.

Deixe um comentário