Você está visualizando atualmente Santo Antão: Beneficiários de Ribeira de Tortolho participam num intercâmbio com beneficiários de Curral de Tortolho

Santo Antão: Beneficiários de Ribeira de Tortolho participam num intercâmbio com beneficiários de Curral de Tortolho

A Unidade Técnica da Região de Santo Antão do Programa de Promoção de Oportunidades Socio Económicas Rurais – POSER promoveu um intercâmbio entre os criadores beneficiários do Projeto Hidropastoril de Ribeira de Tortolho – Porto Novo com os criadores de gado caprino do projeto de pecuária de Curral de Tortolho – São Vicente. Este intercâmbio tinha como propósito a troca de experiências e constatação in loco das boas práticas na gestão de água, produção e transformação de produtos pecuários (caprino).

Os participantes de Santo Antão tiveram a oportunidade de questionar sobre a criação, produção, escoamento, gestão pecuária, bem como o processo de distribuição e precificação da água, além de visitas feitas aos currais para conhecerem de perto o modelo de confinamento, a unidade de produção do leite, queijo fresco, requeijão e outros derivados do leite.

É de realçar que esses criadores, são beneficiários de um projeto de confinamento de pequenos ruminantes e reforço de disponibilidade de água para abeberamento, um projeto financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente – MAA, através do POSER, que visou a construção de currais melhorados, um reservatório de 30 m3, rede de adução e distribuição nos currais em Ribeira de Tortolho e Chã de Casa de Pele, sendo o sistema, alimentado com energia fotovoltaica, são exemplos de comunidades beneficiárias do projeto.

Este intercâmbio está enquadrado na Componente II do POSER, designadamente a Apropriação, Autonomia e Organização com impacto na durabilidade dos investimentos. O intercâmbio teve a duração de 1 dia e contou com a participação de 12 criadores, e 3 técnicos das respetivas unidades técnicas.

Deixe um comentário