Você está visualizando atualmente “Projeto de Adução e Distribuição de Água em Planalto Norte, Concelho do Porto Novo – Ilha de Santo Antão”

“Projeto de Adução e Distribuição de Água em Planalto Norte, Concelho do Porto Novo – Ilha de Santo Antão”

Durante uma visita de acompanhamento e de avaliação técnica das obras em curso do “Projeto de Adução e Distribuição de Água em Planalto Norte, Concelho do Porto Novo – Ilha de Santo Antão”, os técnicos concluíram que as mesmas seguem a bom ritmo, uma vez que das sete (7) estações de bombagem projetadas (EB1 – Carvoeirinhos / EB2 – Lombo / EB3 – Água Margosa / EB4 – Lombo Lascado / EB5 – Morro de Vaca / EB6 – Chã de Feijoal / EB7 – Campo Grande) três (3) já se encontram numa fase avançada de execução (EB2, EB3 e EB4), estando já concluídas as lajes de cobertura, as condutas de adução instaladas, assim como os respetivos reservatórios.

O projeto tem como objetivo a promoção e dinamização económica da região do Planalto Norte, pertence à Freguesia de Santo André no interior do Concelho do Porto Novo, com uma população estimada em 619 habitantes e distribuída em 151 famílias, das quais 102 são chefiadas por homens e 49 por mulheres. A população masculina é estimada em 334 e a feminina em 285 habitantes. A região coberta pelo projeto é constituída por comunidades dispersas umas das outras e ordenadas em diversas aldeias, sendo Chã de Feijoal, Chã Dura, Morrinho de D´Égua, Chã de Queimado, Chã de Cruz, Água das Patas, Chã de Manuelinho, Aldeia do Norte e, Pascoal Alves.

A região do Planalto Norte está diretamente ligada à criação de gado e possui grandes potenciais de crescimento, uma vez disponibilizada a água para o abeberamento dos animais, e ainda para o abastecimento da comunidade. Financiado pelo MAA- Ministério da Agricultura e Ambiente através do POSER e demais parceiros, o valor do projeto está orçado em mais de 82.000.000,00 ECV (Oitenta e Dois Milhões de Escudos), consistindo na construção 7 estações de bombagem alimentadas através de Parques Solares Fotovoltaicos e 8 reservatórios de armazenamento e de distribuição de água, bem como as redes de adução e distribuição.

A equipa da visita foi constituída pelos técnicos da Unidade de Coordenação e Unidade Técnica Região Santo Antão do POSER, Delegado do Ministério da Agricultura e Ambiente do Porto Novo, Vereador da Câmara Municipal do Porto Novo e representante da Empresa Empreitel Figueiredo na qualidade de executora da obra.

Deixe um comentário