Você está visualizando atualmente Fogo: Projeto de Otimização da Rede de Abastecimento de Água – Sistema São Filipe – Circuito Adutor e Distribuidor de Água para Agricultura, Zona Sul é inaugurado pelo PM.

Fogo: Projeto de Otimização da Rede de Abastecimento de Água – Sistema São Filipe – Circuito Adutor e Distribuidor de Água para Agricultura, Zona Sul é inaugurado pelo PM.

O projeto de Otimização da Rede de Abastecimento de Água – Sistema São Filipe – Circuito Adutor e Distribuidor de Água para Agricultura, Zona Sul foi inaugurado no passado dia 03 de março do corrente ano, pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. Ulisses Correia e Silva, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Doutor Gilberto Silva, o Representante do FIDA, Dr. Gianluca Capaldo e o Presidente Substituto da Câmara Municipal de São Filipe do Fogo, Euclides Fernandes.

Trata-se de um projeto financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, através do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, com o cofinanciamento do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA e do Fundo Fiduciário Espanhol. Um investimento de mais de 110 000 000CVE, para dar reposta a demanda da água para agricultura, pecuária e abastecimento domiciliaria tem aumentado consideravelmente nos últimos anos e, com o objetivo de compensar a falta de água, melhor sua gestão e criar condições para se investir numa agricultura sustentável e geradora de rendimento, um conjunto de infraestrutura de mobilização, armazenamento, adução e distribuição de água foram construídas pelo Estado.

Os investimentos realizados no sistema Zona Sul, contribuíram para aumentar a quantidade de água para agricultura em mais de 200 m3/dia, sem contarmos com a redução das perdas nas condutas, obtidas a partir da melhoria das condutas de adução e de distribuição. O aumento de produção diária e o aumento da capacidade de bombagem, resultantes das intervenções, traduz-se igualmente na expansão de área irrigada em aproximadamente 12 hectares, beneficiando aproximadamente 54 agricultores.

O projeto beneficia diretamente mais de 1700 pessoas, nos domínios da agricultura, pecuária e no abastecimento de água para o consumo.

Deixe um comentário