Você está visualizando atualmente Segunda fase do projeto de melhoria na rede de distribuição de água e na eletricidade dos furos FT 26 e FT 40 da comunidade de Achada Baleia já foi consignada.

Segunda fase do projeto de melhoria na rede de distribuição de água e na eletricidade dos furos FT 26 e FT 40 da comunidade de Achada Baleia já foi consignada.

O projeto de melhoria na rede de distribuição de água no perímetro agrícola da comunidade de Achada Baleia, Concelho de São Domingos, transformará a vida dos agricultores. Trata-se de um projeto ambicioso, que consiste na instalação de 2 (dois) parques fotovoltaicos, construção de 1 (um) reservatório de alvenaria de pedra argamassa coberto com capacidade para armazenar 200 m³ de água, instalação de 2 (dois) sistemas de adução a partir de furos FT 26 e FT 40 e instalação de 2850 metros de tubagens de distribuição de água a partir do reservatório.

 Esta ação visa melhorar a gestão de água no referido perímetro irrigado, eliminando as perdas de água na bombagem, distribuição e armazenamento, a redução do roubo de água, bem como a diminuição do tempo de espera para rega. A diminuição no custo de água é mais uma das vantagens, pois com a instalação do sistema fotovoltaico, a bombagem da água dos furos passa a ser feita em sistema híbrido, promovendo o uso sustentável da água e evitando o processo de salinização dos furos. Pretende-se ainda apoiar os agricultores na sua organização.

Com a mobilização da água almeja-se intensificar a prática da agricultura com sistema de rega gota-gota. O projeto beneficia diretamente 180 agricultores chefes de família da comunidade de Achada Baleia.

Orçado em cerca de 40.000.000 ECV, o projeto surgi no quadro de financiamentos do POSER (Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais) e conta ainda com a parceria técnica de outras instituições do Ministério da Agricultura e Ambiente como a DGASP (Direção Geral da Agricultura Silvicultura e Pecuária) e a ANAS (Agência Nacional de Água e Saneamento).

Deixe um comentário