Você está visualizando atualmente Beneficiários do projeto hidroagrícola da comunidade de Achada Porto recebem formação em gestão financeira.

Beneficiários do projeto hidroagrícola da comunidade de Achada Porto recebem formação em gestão financeira.

Sendo a educação financeira um processo mediante o qual os indivíduos e as sociedades melhoram a sua compreensão em relação aos conceitos e produtos financeiros, a Unidade Técnica da Região de Santiago Norte do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais organizou uma ação de formação e capacitação em gestão financeira destinada aos beneficiários do projeto hidroagrícola da comunidade de Achada Porto, que decorre entre os dias 17 a 21 do corrente mês.

Sob o lema “Uso de Dinheiro com sabedoria”, a ação pretende capacitar os beneficiários por forma a partir das informações, formação e orientações claras possam desenvolver os valores e as valências necessários para as tomadas de decisões sejam mais conscientes tanto das oportunidades como dos riscos neles envolvidos e, então, poderem fazer escolhas mais seguras e benéficas. Saber onde procurar ajuda, adotar outras ações que melhorem o seu bem-estar e munirem da possibilidade de contribuir de modo mais consistente para a formação de indivíduos e sociedades responsáveis, comprometidos com o futuro.

É de salientar que o projeto hidroagrícola da referida comunidade foi recentemente inaugurado por sua excelência o primeiro ministro de Cabo Verde. Trata-se de um projeto que beneficia 30 agricultores chefes de família, dos quais 27 são mulheres e 3 homens. O projeto consiste no equipamento do furo com o sistema de bombagem fotovoltaico, na construção de infraestruturas hidráulicas (perfuração, reservatório e rede de adoção de água), na vedação do perímetro agrícola e cortina de vento, na cedência de terreno para a prática agrícola, no fornecimento e instalação da bomba e limpeza do furo, no fornecimento e instalação de sistema de irrigação em cada uma das 30 parcelas de 1000 m2 cada com sistema de rega gota-a-gota e ainda na limpeza, preparação do terreno e cultivo por parte dos beneficiários  do referido projeto.

Orçado em 25. 916 274,56 ECV, o projeto surgi da parceria de instituições como a PNUD, a DGASP, a ANAS, a Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago e o POSER.

Deixe um comentário