Você está visualizando atualmente Unidade Técnica da Região Santo Antão realiza intercâmbio entre os agricultores beneficiários do POSER.

Unidade Técnica da Região Santo Antão realiza intercâmbio entre os agricultores beneficiários do POSER.

Enquadrada na segunda componente – Formação, animação e capacitação) do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER), a Unidade Técnica da região Santo Antão realizou mais um intercâmbio entre os agricultores chefes de famílias dos projetos agrícolas das comunidades de Penedo e Selada de Ribeirinha de Jorge, no Paúl permitindo-os conhecer in loco os projetos das comunidades de Alto Mira e Ribeira da Cruz, localizadas no concelho de Porto Novo. As duas últimas comunidades são já reconhecidas no domínio da horticultura, uma vez que práticas como a agricultura biológica e a comercialização dos produtos já possuem uma forte dinâmica.  

Na comunidade de Alto Mira foi possível visitar as parcelas de agricultores com conhecimentos na produção de bio pesticidas e fertilizantes orgânicos, priorizando o maneio integrado dos mesmos para combater as pragas/doenças e para a fertilização orgânica de solos.

Já na comunidade de Ribeira da Cruz visitou-se o entreposto agrícola, um centro que emprega 12 mulheres, por forma a apresentar todo o processo de receção, tratamento, embalagem e transporte dos produtos e observar in loco essa boa prática a nível da ilha, que vem promovendo a valorização dos produtos locais, sendo esta mais uma das temáticas abordadas durante a atividade.

Foram no total 20 agricultores chefes de família, enquadrados nos projetos financiados pelo POSER, que participaram de mais uma atividade que visou essencialmente a troca de experiências, ideias e conhecimentos entre os agricultores tendo em conta temáticas como o cultivo, a fertilização orgânica, a conservação, a proteção vegetal e o pós-colheita.

Deixe um comentário