Você está visualizando atualmente POSER realiza ação de formação e capacitação em aplicação de questionários para o inquérito sobre a situação alimentar e nutricional em parceria com o SNSAN.

POSER realiza ação de formação e capacitação em aplicação de questionários para o inquérito sobre a situação alimentar e nutricional em parceria com o SNSAN.

O Programa de Promoção de Oportunidades Socioecónomicas Rurais (POSER) realiza uma ação de formação e capacitação em aplicação de questionários para o inquérito sobre a situação alimentar e nutricional nas localidades de Achada Porto (Tarrafal de Santiago) e Moia-Moia (São Domingos). A ação de formação surgi no quadro do protocolo de parceria técnica celebrado com o Secretariado Nacional da Segurança Alimentar e Nutricional (SNSAN), e visa avaliar o estado atual da alimentação e nutrição das famílias, assim como, o nível de conhecimento dos beneficiários dos projetos agrícolas das referidas comunidades.

A melhoria da dieta alimentar das comunidades de um modo geral, e dos beneficiários em particular é uma das preocupações do POSER. Neste sentido, o inquérito será aplicado nestas zonas por forma a elaborar uma análise de situação com maior precisão e com isso, levar a cabo um conjunto de atividades, que serão estabelecidas no quadro das parcerias técnicas do Programa e que permitam fazer fase aos défices identificados, melhorando assim as condições de vida não só das famílias enquadradas no Programa, mas também de toda a comunidade. Trata-se de uma ação experimental que será implementada noutras regiões dentre as 9 zonas de intervenção do POSER.

É de salientar que o projeto hidroagrícola da comunidade de Moia-Moia beneficia toda a comunidade no abastecimento de água para o consumo e mais 28 agricultores chefes de família, dos quais, 10 são mulheres. No que toca ao projeto agrícola de Achada Porto, este beneficia 30 agricultores, dos quais, 27 são mulheres e 3 homens, que apoiados pelo POSER, encontram-se agora possibilitados de desenvolver uma atividade rentável, melhorando assim as suas condições de vida.

A formação decorrerá do dia 2 ao dia 5 do corrente mês e é destinada aos animadores sociais e aos estagiários das regiões da Ilha de Santiago, nomeadamente as Regiões de Santiago Norte, Santiago Centro e Santiago Sul. De vertente teórico-prática, pretende-se iniciar o inquérito já na próxima segunda feira, dia 9 de dezembro.

Deixe um comentário