Você está visualizando atualmente Mulheres do meio rural adquirem conhecimentos na área do empreendedorismo.

Mulheres do meio rural adquirem conhecimentos na área do empreendedorismo.




Um grupo de mulheres de diferentes comunidades da ilha Brava participaram numa formação intitulada “Um passo em Frente“, na área do empreendedorismo feminino e meios de financiamento de negócios.

Esta formação em empreendedorismo Feminino “ Um passo em Frente- Mulheres e empreendedorismo” é patrocinada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a CRP-Brava Solidária no âmbito do Programa OPORTUNIDADES e tem como objectivo capacitar as mulheres de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e a procura de emprego.

Conforme avançou a formadora Fernanda Burgo, a diferença em termos de pensamento é enorme, comparando a forma de pensar das formandas no início e ao decorrer da formação. “Temos Todos o cuidado em escutar os seus relatos e depois dar algumas técnicas a elas, no sentido de levantar a auto-estima e mudar a forma de encarar às coisa”, explicou.

De acordo com a formadora, estas mulheres, na maioria jovens, são donas de casa, com baixo nível de escolaridade e dependente dos companheiros ou familiares, mas também, são mulheres que acreditam que “ as oportunidades passam”. Margarida Fernandes, gestora da CRP-Brava Solidária, sensibilizou o grupo, no sentido de “ nunca pensarem que é tarde para alcançar um objectivo ou sonho. “ O segredo é ter a persistência na bagagem”.

A formação decorreu na escola de escovinha na localidade de Campo Baixo, e teve a duração de duas semanas. Diolanda Vieira, confeiteira e formanda, saiu desta formação com “ muita bagagem” e, com isso, adquiriu novas técnicas e “ competências para gerir o negócio”.

“ Já vi que o meu negócio estava um pouco desorganizado e mal gerido. Agora, com estas informações, o andar da carruagem será diferente e para melhor, com foco no empreendedorismo”, avançou a formanda. Os formadores salientaram que a formação não vai ficar por aí em breve será ministrada em outras zonas onde as mulheres não tiveram a oportunidade de participar na primeira fase da formação.



Deixe um comentário