As obras em curso na Bacia do Canto de Fajã, para além de contribuir para conservação dos solos, permite às famílias algum rendimento no curto e longo prazo. As intervenções consistem na recuperação de terrenos, com obras de conservação de solos e água, através de construções de banquetas simples, reforçadas e de pequenos muros de pedras seca.
Após as intervenções, nessas áreas serão fixadas plantas fruteiras, e nos intervalos as famílias fazem as sementeiras de milho, feijão e batata-doce, aproveitando da época pluvial. Estão empregados 26 (vinte e seis) pessoas, sendo 20 (vinte) homens e 6 (seis) mulheres, na sua maioria jovem e residente dessa bacia.
No passado dia 16 de Junho, a Unidade Técnica Região São Nicolau -POSER e técnicos da Delegação do MAA de São Nicolau, visitaram as obras para inteirarem do andamento das mesmas. A constatação é que os trabalhos estão a desenvolver a bom ritmo e os proprietários dos terrenos, manifestam a sua satisfação pelos trabalhos que estão sendo executas nas suas terras.