O projeto hidroagrícola da comunidade de Achada Porto foi ontem (14 de janeiro) inaugurado pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, o Dr. Ulisses Correia e Silva. O ato enquadrou-se nas festividades do dia do Município do Tarrafal da Ilha de Santiago, dia do padroeiro do Município, Nho Santo Amaro.
Trata-se de um projeto que visou a transformação de 37.377m2 de terreno árido em terreno propício para a prática da agricultura, com o custo total de 25 916 274,56 ECV, que consiste na atribuição do terreno, no fornecimento e instalação da rede de adução e distribuição da água, construção das infraestruturas hidráulicas (perfuração, reservatórios, rede de adoção), vedação e cortina contra vento, estação de bombagem – fornecimento e montagem de equipamentos elétricos e fotovoltaicos (11,5 Kwp), instalação de bomba e limpeza de furo e limpeza preparação de terreno.
O projeto beneficia diretamente 30 agricultores chefes de família da Comunidade de Achada Porto, dos quais 27 são mulheres e 3 homens, que estão agora possibilitados de desenvolver uma atividade geradora de rendimentos, possibilitando a melhoria das suas condições de vida, com impacto direto na melhoria da dieta alimentar de toda a comunidade. O Primeiro Ministro considerou o projeto um exemplo que deve ser replicado nas outras ilhas do arquipélago, já que possibilita a saída da pobreza de um modo sustentável. A fase que se segue, segundo Ulisses Correia e Silva “é criar mercado para os seus produtos agrícolas. São iniciativas que vamos multiplicar e intensificar em todo o Cabo Verde. Para já, assinamos com o FIDA um pacote de mais de 660 mil contos para continuarmos a investir nestas atividades sustentáveis”
O evento contou ainda com a presença do Ministro da Agricultura e Ambiente, Dr. Gilberto Silva, o Ministro de Estado e dos Assuntos Parlamentares, Dr. Elísio Freire, o Presidente da Câmara Municipal de Tarrafal de Santiago, Dr. José Soares e demais convidados.
Os beneficiários já iniciaram o quarto ciclo de produção, com aposta na horticultura e fruticultura, tendo como princípio norteador a prática da agricultura biológica.