A ilha de São Nicolau iniciou no dia 8 de novembro, a implantação de uma nova tecnologia de inseminação artificial em suínos. Essa técnica vem sendo aplicada pela Associação dos Amigos da Natureza na Região Norte (Santo Antão, São Vicente, São Nicolau), é financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, através do programa POSER, com o objetivo de melhorar a raça e fazer o refrescamento de sangue.
De realçar que a ilha de São Nicolau é a terceira da região norte a beneficiar desta técnica, cuja aplicação está a cargo dos técnicos da Delegação do MAA de São Nicolau. Técnicos esses que já participaram da formação na ilha de São Vicente, e agora estão a pôr em prática essas técnicas aprendidas.
Técnicas essas que consiste na aplicação de duas doses do sémen durante dois dias, seguido. Antes desta aplicação, as porcas passaram por um período de sincronização durante 18 dias, com recurso a estimulantes, introdução de hormonas na ração para provocar o cio.
Salienta ainda que essas doses de sémen foram importados de Portugal, enviadas de São Vicente para São Nicolau no dia seguinte pela via marítima após cumprir todos os trâmites legais. Estão previstas inseminar 13 porcas dívidas pelos 2 municípios da ilha.