A Unidade Técnica Região Santiago Norte, em concertação com INIDA – Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário e Delegação do MAA – Ministério da Agricultura e Ambiente de Tarrafal e São Miguel, realizaram uma visita de seguimento ao projeto hidroagrícola de Achada Porto, no concelho de Tarrafal de Santiago, com o intuito de proporcionar o apoio técnico e recolher dados de conta exploração.
O referido projeto orçada no valor de 25 916 274,56 ECV beneficia diretamente 30 agricultores chefes de família da Comunidade de Achada Porto, dos quais 27 são mulheres e 3 homens, sendo que cada beneficiário foi contemplado com uma área cultivável de 1000 metros quadrado (m2), para a prática da agricultura de regadio com recurso ao sistema de rega gota-a-gota. Esta visita permitiu verificar in loco o estado atual das parcelas e das culturas.
Já no seu 7º ciclo de produção, os beneficiários deste projeto que apostam fortemente na produção hortícolas e frutícolas encontram-se de momento em fase de colheita de produtos como batata-doce, batata comum e tomate, com uma quantidade de produção destinados não só ao consumo, como a comercialização.
Ainda neste perímetro agrícola há cultivos de repolho, beterraba, batata comum, batata-doce, couve, cebola, pimentão, tomate, cenoura, entre outros, na sua fase final de produção.