A cerimónia de abertura da 3ª fase do 1º Bootcamp Rural, o “Campu Empreendi”, aconteceu na passada sexta feira, 08 de janeiro, no Mercado de Artesanato e Cultura do Concelho de Tarrafal de Santiago. O evento foi marcado pela palestra “soft skils”, ministrada pelo Dr. António Baptista, abordando o tema “desafios e perfil do empreendedor”, a entrega dos certificados aos 78 participantes da 1ª fase (Cafempreendi) e 2ª fase (Oficina Mulher Emprendi), bem como para divulgação da lista dos 36 promotores que seguem para a 3ª fase.
A seleção sucedeu-se após uma criteriosa avaliação das ideias de negócio, tendo por base aspetos como o sector de atividades, tendo em conta o desenvolvimento sustentável do mesmo, a formação/capacitação, a experiência profissional, a faixa etária dos candidatos (18 a 40 anos de idade preferencialmente) e a localização da implementação da ideia de negócio, tendo em conta as potencialidades do referido Concelho.
Uma vez que o Startup Rural consiste no treinamento, orientação e acompanhamento empresarial, com o objetivo de desenvolver os planos de negócio viáveis, integrados na cadeia de valores. Para tal, estão previstas ações de formação e capacitação em temáticas como o empreendedorismo e gestão de negócios, educação financeira, coaching e liderança motivacional.
O “Campu Empreendi” é uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Ambiente, através do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas e Rurais – POSER, em parceria com o Instituto Cabo-verdiano para Igualdade Equidade do Género – ICIEG, destinado às mulheres e jovens, com faculdades para desenvolver negócios no mundo rural.