Você está visualizando atualmente Beneficiários do projeto de promoção de confinamento da região Fogo e Brava participam de um intercâmbio

Beneficiários do projeto de promoção de confinamento da região Fogo e Brava participam de um intercâmbio

No âmbito das atividades previstas na componente II do Programa – Formação, Animação e Comunicação em rede, as Unidades técnicas das Regiões Fogo e Brava, organizaram no dia 20 e 21 de julho, um intercâmbio inter-ilhas, entre os beneficiários do projeto de promoção de confinamento de rebanho de pequenos ruminantes e da disponibilidade de água para abeberamento de gado das referidas regiões.


Esta atividade foi realizada na ilha do Fogo, e o objetivo foi de proporcionar a troca de conhecimentos e experiências, através da observação direta das práticas que beneficiam os produtores, e outros agentes da cadeia de valor agropecuária. Os presentes efetuaram visitas a duas cooperativas da ilha do Fogo.


A troca de experiência baseia-se sobretudo nas boas práticas do cultivo de feijão congo e no maneio animal, principalmente na questão do confinamento de pequenos ruminantes-gado caprino. Os beneficiários do projeto confinamento e os produtores da Cooperativa Agropecuária Djabraba, partilharam as suas experiências, tendo em conta que o maneio animal dos pequenos ruminantes na Brava é feito de modo extensivo, onde os animais se encontram em pastoreio livre, praticamente o ano inteiro, provocando a degradação do ambiente e o atraso no desenvolvimento do animal em termos produtivos e sanitários.

Participaram no encontro 37 (trinta e sete) pessoas, dos quais 12 (doze) são da ilha Brava e 25 (vinte e cinco) da ilha do Fogo. Entre eles, estão os beneficiários do programa, os técnicos da Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente das regiões Fogo e Brava, e das Unidades Técnicas do POSER das mesmas Ilhas, e representantes das duas cooperativas (Cooperativa Viticultores de Chã das Caldeiras e da Cooperativa Agropecuária de Cutelo Capado), parceiras na realização dessa atividade, bem como a Unidade de Transformação de Tubérculos e Raízes de Campanas de Cima.

Deixe um comentário