Os criadores de gado caprino das comunidades de Lagoa em Planalto Leste- Ribeira Grande e da Aguada no Paúl, visitaram os criadores de Chã de Feijoal no Planalto Norte- Porto Novo, com intuito de participarem num intercâmbio promovido pela UTRSA – Unidade Técnica Região Santo Antão-POSER em parceria com a Associação local ALVEN- NORTE, no dia 04 de julho. A atividade visou a troca de experiências e observação das ações de boas práticas de criação de gado caprino e transformação do leite.
Os participantes efetuaram visitas ao curral de um dos beneficiários, e a uma unidade de transformação do leite onde há produção de requeijão, ricota, queijo fresco e curado, para conhecerem todos os processos, bem como a degustação dos mesmos. Ainda, o animador técnico fez uma apresentação de um painel sobre alimentos alternativos para a produção animal. É de realçar que esses criadores, são beneficiários do projeto de confinamento de pequenos ruminantes e reforços de disponibilidade de água para abeberamento, financiado pelo Programa, com a construção de 20 (vinte) currais com cisternas e melhoramento de raças. As construções já se encontram a 70% das suas execuções.
Esta atividade está enquadrada dentro da Componente II do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, designadamente a Apropriação, Autonomia e Organização com impacto na durabilidade dos investimentos. O intercâmbio contou com a participação de 10 (dez) criadores, sendo 4 (quatro) da Lagoa, 2 (dois) da Aguada, 4 (quatro) de Chã de Feijoal, com o suporte técnico de 2 (dois) veterinários do Ministério da Agricultura e Ambiente do Porto Novo e Ribeira Grande, o ponto focal do POSER na Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente da Ribeira Grande e Paúl, 3 (três) técnicos da UTRSA-POSER e os convidados da ALVEN-NORTE.