Os agricultores de Canto Fajã, São Nicolau, receberam uma ação de sensibilização sobre o uso eficiente e práticas de boa gestão de água na agricultura, no dia 11 de junho do corrente ano. A ação de sensibilização teve como facilitadores técnicos da Delegação do MAA-Ministério da Agricultura e Ambiente e da Unidade Técnica Região São Nicolau do POSER.
Os agricultores apreensivos sobre os impactos da crise hídrica provocado pela seca que assola o país, nos últimos 3 (três) anos consecutivos, apelaram a UT da região para a organização de uma sessão de sensibilização sobre a questão da má gestão no uso da água para rega.Tendo em devida conta essas preocupações, foi promovido e organizado esta atividade que contou com a participação dos agricultores do Canto de Fajã.
Na sequência desta ação de sensibilização, solicitaram intervenções das instituições responsáveis, que prontamente aderiu a proposta de se trabalhar um regulamento interno, que permitisse o engajamento das partes para a utilização da água de forma racionalizada e eficiente nas parcelas.
O encontro contou com a presença de ACD –Tartolho- (Associação Comunitária para Desenvolvimento de Canto Fajã), responsável pela gestão do furo, que juntamente com a delegação do MAA e a UT região São Nicolau, comprometeram juntamente com os agricultores, elaborarem o regulamento interno de gestão de água nas parcelas, racionalizando a sua quantidade mediante a dimensão das parcelas.