A Comissão de Gestão do barco de pesca Semi-Industrial AGRIPESCA, na comunidade de Monte Trigo, Porto Novo recebeu uma ação de formação e capacitação em registos para melhorar seu negócio, utilizando a metodologia GERME, no dia 3 (três) de junho, ministrada pela UT- Região Santo Antão do POSER. A ação, destinada a 5 (cinco) elementos da comissão, visa capacitar os formandos a gerir os seus negócios, como forma de promover emprego durável e um rendimento sustentável.
É de realçar que o Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais- POSER, financiou o projeto da construção desse Barco Semi Industrial no valor de 12.281.869 ECV (doze milhões duzentos e oitenta e um mil, oitocentos e sessenta e nove escudos), com intuito de promover emprego e rendimento na localidade de Monte Trigo, beneficiando 11 (onze) chefes de família diretamente. Também as peixeiras foram incluídas na comercialização do pescado.
Além disso, o Barco financiado tem também o propósito de desencravar a comunidade em relação ao acesso ao transporte de pessoas para a localidade vizinha do Tarrafal.