Os beneficiários do projeto hidroagrícola sustentável de Ribeirinha de Jorge, Ribeira da Torre- Santo Antão, participaram de uma ação de formação em Comercialização de produtos, no âmbito da temática Cadeia de Valores, visando aprimorar os sistemas de escoamento dos seus produtos aos mercados, aumentando o rendimento e criação de empregos sustentáveis. A ação foi promovida pela UTRSA – Unidade Técnica Região Santo Antão-POSER, destinado a 9 (nove) beneficiários, sendo 4 (quatro) mulheres e 5 (cinco) homens.
Trata-se de um projeto estruturante financiado pelo POSER, no valor de 12.394.620$00 (doze milhões, trezentos e noventa e quatro mil, seiscentos e vinte escudos), com um conjunto de intervenções, nomeadamente, equipamento do furo de Varzinha com recurso a energia fotovoltaica, instalação da rede de adução e distribuição de água, construção de 1 (um) reservatório de 150 m 3, instalação do sistema de micro irrigação em 25 (vinte e cinco) parcelas, fornecimento de insumos, formação e assistência técnica aos beneficiários.
Antes da intervenção do projeto hidroagrícola, os beneficiários praticavam a agricultura de sequeiro, depois de terem 3,5 ha de terreno instalado com o sistema de micro-irrigação, passaram a utilizar o recurso hídrico de forma sustentável e aumentaram a produção. Os agricultores já concluíram o terceiro ciclo de produção, sendo que a maioria dos agricultores apostam no cultivo de produtos biológicos, livre de agrotóxicos, garantindo a segurança alimentar e o bem-estar da saúde pública.