O projeto hidroagrícola da localidade de Colonato foi inaugurado, no dia 03 de julho, pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, o Dr. Ulisses Correia e Silva, o Ministro da Agricultura e Ambiente, Dr. Gilberto Silva, e outros membros do governo, bem como a Embaixadora de Espanha em Cabo Verde, Dra. Maria Dolores Rios Peset e o Presidente da Câmara Municipal do Tarrafal de Santiago, Dr. Pedro Soares.
O projeto consiste na instalação de nova rede de adução e distribuição de água no perímetro de Colonato – Tarrafal, financiado no quadro das intervenções do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, sob a tutela do MAA – Ministério da Agricultura e Ambiente, no valor 14 925 899 CVE (catorze milhões, novecentos e vinte e cinco mil, oitocentos e noventa e nove escudos), com o objetivo de implementar um sistema de gestão de água para a rega no referido perímetro agrícola. Com esta intervenção, o caudal diário mobilizado e distribuído é de 780 m3 por dia, cobrindo 58% do total da área disponível o que corresponde a 65 ha. Com os investimentos efetuados, prevê-se aumentar para 1.380 m3 por dia, representando um aumento de 76,9%.
O projeto beneficia diretamente 204 agricultores chefes de família do Tarrafal, dos quais 163 são mulheres, 41 homens, que estão agora possibilitados de desenvolver uma atividade geradora de rendimentos. Fruto de uma grande parceria entre o Governo de Cabo Verde, a Cooperação espanhola, o FIDA e a Associação AgroColonato, o projeto é para o chefe do governo, Dr. Ulisses Correia e Silva “ um bom projeto com ótimos resultados, pois, conseguiu-se mobilizar e juntar os recursos que já tínhamos, como a água através da rega gota-a-gota, o sol para produção de energia renovável e realizar uma agricultura mais sustentável, com a capacidade e força de trabalho das agricultoras e dos agricultores”.
A apresentação do projeto esteve a cargo do delegado do Ministério da Agricultura do Tarrafal João Soares. O ato contou com a presença dos agricultores locais, os representantes de algumas estruturas do MAA, como a ANAS e a DGASP.