Um dos principais financiadores do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, o FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola realizou ontem (16 de Março) uma reunião por videoconferência na sala de reuniões do MAA – Ministério da Agricultura e Ambiente. O encontro serviu para abordar assunto como a assistência técnica reembolsável e o donativo do FIDA para questões das Mudanças Climáticas.
A reunião foi conduzida pelo Diretor do FIDA para Cabo Verde, Guiné e Guiné Bissau, Gianluca Capaldo e por sua equipa, constituída por Hélène A. Ba, especialista em Capitalização e Gestão do Conhecimento, Género, Inclusão e Segmento e Avaliação, Moom Jimbira, especialista em Ambiente e Mudanças Climáticas e Awa Mboye, também membro do FIDA. Em representação da equipa de Cabo Verde estiveram na reunião o Coordenador Geral do POSER, João de Deus da Fonseca, Teresa das Neves, Responsável Administrativo e Financeiro e Paulo Barros, Responsável dos Projetos – POSER. O evento contou ainda com a presença de representantes do Ministério das Finanças Gilson Gomes Pina, Diretor Nacional do Plano do Ministério das Finanças, Albertina Costa- Ponto Focal da Direção do Plano do Mistério das Finanças, e ainda representantes de outras instituições do MAA, o Diretor Geral do Ambiente, Alexandre Nevsky Rodrigues, Ângela Moreno, Presidente do INIDA (Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário), Ineida Rodrigues, Diretora da DGASP (Direção Geral da Agricultura, Silvicultura e Pecuária), Marisa Gominho, Diretora dos Serviços de Gestão Hídricos e Saneamento do ANAS e Ester Araújo de Brito, Assessora do Ministro da Agricultura e Ambiente para assuntos de Meteorologia e Ambiente.
É de ressaltar que, uma equipa do FIDA estaria em Cabo Verde, para uma missão de seguimento do POSER, do dia 09 ao dia 26 do corrente mês, afim de avaliar o nível da execução do Programa, a sua implementação no terreno e analisar a performance junto com a UCP – Unidade de Coordenação do Programa e os parceiros envolvidos, identificando as dificuldades e limitações encontradas, propondo soluções e apreciando a qualidade de gestão contabilística, tendo por base as atividades previstas no PTBA 2020 – Plano de Trabalho e Orçamento Anual 2020. O recurso à videoconferência surgi como alternativa, uma vez que a missão de seguimento foi cancela devido a pandemia que vêm assolando o mundo, o COVID – 19.