Os beneficiários da comunidade piscatória de Bimbirim, Concelho do Tarrafal da Ilha de Santiago, receberam uma formação em boas práticas no manuseamento e conservação de pescado, gestão de pequenos negócios e legislação pesqueira. A ação de formação foi organizada pela Unidade Técnica do POSER, da Região Santiago Norte e a DGRM – Direção Geral dos Recursos dos Recursos Marinhos, uma das instituições parceiras do Programa.
A ação e formação decorreu em 4 dias, nas vertentes teóricas/práticas e contou com a participação de 5 pescadores e 5 peixeiras da referida comunidade, sendo os beneficiários do projeto. Um dos objetivos centrais da ação passava por capacitar os formandos em matéria de higiene no manuseamento de pescado, da conservação do pescado e consciencializa-los sobre a importância da qualidade do pescado na saúde e alimentação das pessoas, assim como a responsabilidade na disponibilização no mercado um produto seguro e de qualidade. Foram ainda abordadas temáticas como a legislação pesqueira em vigor, a sua importância e a obrigatoriedade do cumprimento dessas leis, os conceitos básicos mais utilizados na gestão e na sua atividade da pesca e da comercialização, bem como, a importância e a necessidade de uma boa planificação, para o sucesso das atividades levadas a cabo.
É de salientar que a atividade piscatória é uma das principais geradoras de rendimento, sendo o peixe uma das principais fontes de proteína animal da dieta alimentar dos Cabo-Verdianos.