Você está visualizando atualmente Rede de Produtores de Santiago Sul entregam mais uma leva de produtos às cantinas escolares

Rede de Produtores de Santiago Sul entregam mais uma leva de produtos às cantinas escolares

A Rede de Produtores de Santiago Sul integra agricultores dos projetos hidroagrícolas das comunidades de João Varela, no Concelho de Ribeira Grande, e de Moia Moia, no Concelho de São Domingos, ambos situados na Ilha de Santiago. Uma das principais finalidades da Rede é promover e fomentar a comercialização participativa, alinhando as práticas agrícolas ao Plano Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), coordenado pela FICASE.

Os projetos hidroagrícolas foram financiados pelo Governo de Cabo Verde, pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e pelo Fundo Fiduciário Espanhol. Implementados pelo Ministério da Agricultura e Ambiente através do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER), esses projetos beneficiam diretamente mais de 60 agricultores, a maioria mulheres, que anteriormente se dedicavam a atividades como a venda de lenha, a recolha de lixo nas lixeiras, a extração de areia do mar e das ribeiras, e a venda ambulante. Hoje, essas produtoras e proprietárias agrícolas fornecem suas produções às cantinas escolares dos dois concelhos, representando uma estratégia eficaz para a promoção de uma produção sustentável.

Esse avanço é um dos grandes ganhos resultantes do protocolo celebrado entre o POSER e o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI).

Deixe um comentário