A Rede de Produtores de Santiago Sul integra agricultores dos projetos hidroagrícolas das comunidades de João Varela, no Concelho de Ribeira Grande, e de Moia Moia, no Concelho de São Domingos, ambos situados na Ilha de Santiago. Uma das principais finalidades da Rede é promover e fomentar a comercialização participativa, alinhando as práticas agrícolas ao Plano Nacional de Alimentação e Saúde Escolar (PNASE), coordenado pela FICASE.
Os projetos hidroagrícolas foram financiados pelo Governo de Cabo Verde, pelo Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e pelo Fundo Fiduciário Espanhol. Implementados pelo Ministério da Agricultura e Ambiente através do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais (POSER), esses projetos beneficiam diretamente mais de 60 agricultores, a maioria mulheres, que anteriormente se dedicavam a atividades como a venda de lenha, a recolha de lixo nas lixeiras, a extração de areia do mar e das ribeiras, e a venda ambulante. Hoje, essas produtoras e proprietárias agrícolas fornecem suas produções às cantinas escolares dos dois concelhos, representando uma estratégia eficaz para a promoção de uma produção sustentável.
Esse avanço é um dos grandes ganhos resultantes do protocolo celebrado entre o POSER e o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI).