O projeto hidroagrícola de valorização e utilização eficiente dos recursos naturais de Ribeira dos Picos, foi inaugurado ontem, dia 18 de julho do corrente ano, pelo Primeiro Ministro de Cabo Verde, Dr. José Ulisses Correia e Silva. Trata-se de um investimento do Ministério da Agricultura e Ambiente – MAA, através do Programa de Promoção de oportunidades Socioeconómicas Rurais, que contou com o cofinanciamento da Agência Nacional de Águas e Saneamento – ANAS, na perfuração de 2 pontos de água água.
Orçado em 73 881 907 ecv, o projeto contempla ainda atividades em diversas áreas, compreendendo a instalação de três parques solares fotovoltaicos, o reforço da capacidade de mais um parque fotovoltaico, a instalação de 14 km de condutas de adução e distribuição de água, construção de 2 reservatórios de 600 m3 e reabilitação de 1 reservatório de 300 m3 e 2 perfurações. Fazem ainda parte das atividades do projeto a construção de 4 casas de abrigo e a reabilitação de mais uma, bem como as ações de formação/capacitação, como educação financeira, boas práticas agrícolas, empoderamento feminino, destinadas aos agricultores e agricultoras da bacia hidrográfica de Ribeira dos Picos, considerada uma das mais produtivas do país.
Com uma população abrangida diretamente de 152 agricultores chefes de família, sendo 129 homens, 23 mulheres, das quais 75 são jovens. Já a população abrangida indiretamente compreende 1826 indivíduos, residentes em toda a bacia.
O ato contou a presença de vários membros do Governo, autoridades locais e a população da comunidade.