Os dois projetos hidroagrícolas, ambos na ilha de Santiago, foram financiados pelo Governo de Cabo Verde, Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola e o Fundo Fiduciário Espanhol. Implementado pelo POSER, beneficiando mais de 0 agricultores, maioritariamente mulheres, que viviam antes da apanha de areia, venda de lenha, recolha de lixo na lixeira e venda ambulante. Hoje, são produtoras e proprietárias agrícolas.
Em parceria com o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional (CERAI), os agricultores das duas comunidades participaram entre maio e junho, no fornecimento de produtos às cantinas escolares de Ribeira Grande de Santiago e São Domingos, no âmbito do Programa Nacional de Alimentação e Saúde escolar (FICASE). Cerca de 1 tonelada e meia de produtos, incluindo tomate, abóbora, couve, banana, cenoura, batata doce, foram fornecidos.
Esta conquista é um exemplo inspirador de como investimentos e parcerias podem impulsionar a agricultura local, promover a segurança alimentar, gerar oportunidades para as mulheres nas comunidades e melhorar as condições de vida/rendimentos das famílias. 🥕🫑🍅🥬🌱
A aposta na transformação agrícola tem contribuído para desenvolvimento rural, transformando vidas e construindo um futuro melhor para todos em Cabo Verde.