Na sequência das atividades do POSER-Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais traçadas para a ilha do Fogo, a Unidade Técnica da regional, em articulação com a Delegação do MAA – Ministério da Agricultura e Ambiente iniciou ações no campo experimental de produção e comercialização participativa nas parcelas dos beneficiários do projeto estruturante, “Projeto de Otimização da Rede de Abastecimento de Água Sistema São Filipe – Circuito Adutor e Distribuidor de Água para Agricultura na Zona Sul da Ilha do Fogo”, concluído no primeiro trimestre do ano em curso.
Essa experiência tem por objetivo, a implementação de estratégias de produção e comercialização participativa. A produção será diversificada, com aposta de culturas como o pepino, pimentão, tomate, melancia, abobrinha, repolho, cenoura, e couve, nos perímetros agrícolas, com a previsão de até quatro meses.
A atividade permitirá aos agricultores uma intensa troca de experiências e aprendizado que os ajudará na definição de estratégias de produção sustentáveis e de acesso a mercados locais e inter ilhas.