Os Técnicos da Unidade Técnica do POSER – Região Santo Antão, efetuaram uma visita de seguimento às atividades agrícolas e realizaram a extração dos dados de conta exploração. Durante a visita, os benificiários afirmaram que a produção hortícola esteve estagnada/suspensa durante sete meses, consequência de uma avaria no furo, que neste momento já se encontra funcional, após uma intervenção/reparação, retomaram as suas atividades com grande empenho.
Apostando em diferentes culturas como tomate, cenoura, repolho, pimentão, sendo que algumas destas se encontram em fase de colheita. A cultura de morango, vem ganhando algum destaque e com possibilidade de proporcionar uma alta taxa de rentabilidade. Segundo o benificiário, que já tem uma área cultivada de 500m2, é uma cultura rentável tendo em conta o preço de venda. Com o incentivo prestado/oferecido por parte do MAA, possivelmente a cultura poderá estender para outros agricultores.
Nota-se que o projeto tem contribuído para empregabilidade de várias pessoas dessa comunidade, tendo em conta que a agricultura é a atividade principal e a receita gerada na exploração das parcelas é a única fonte de rendimento de quase todos os beneficiários.
Este projeto foi financiado pelo Ministério da Agricultura e Ambiente, no quadro das intervenções do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais – POSER , cofinanciado pelo FIDA – Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e o FFE – Fundo Fiduciário Espanhol, beneficia toda a comunidade, totalizando 142 agricultores, sendo 108 homens, 34 mulheres e destes 6 são jovens.