No âmbito do projeto POSER-Clima, e como forma acautelar os efeitos das mudanças climáticas, o POSER- Programa de Promoção de Oportunidades Socioecónomicas Rurais, procedeu a instalação de 160 (cento e sessenta) pluviómetros, nas suas regiões de intervenções nomeadamente, Santiago, São Nicolau, Fogo e Brava. Estes instrumentos permitem elaborar relatórios completos sobre a precipitação durante semanas, meses ou anos.
O pluviômetro é um aparelho de meteorologia utilizado para recolher e medir, em milímetros lineares, a quantidade de líquidos durante um determinado tempo e local. Os registos pluviômetros são de extrema importância nomeadamente, na escolha dos locais para a execução das infraestruturas hidroagrícolas, como barragens, diques, muros de correção torrencial, pontes, aquedutos e as suas estabilidades. Mas também indispensável na realização de previsões climáticas, garantindo assim o sucesso da colheita na agricultura de sequeiro.
Com a queda das primeiras chuvas um pouco por todo o arquipélago, o aparelho de meteorologia- pluviômetro, registou na ilha de São Nicolau a queda da chuva de 1mm (milímetro), correspondendo ao volume de (1mm/m2) 1 litro de água da chuva, que acumulou sobre a superfície da área igual a 1 m2. Esse registo permite ajudar os agricultores na programação das lavouras, sementeiras e plantações.