Foi apresentada hoje o relatório da missão de supervisão do FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola ao POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, ao Ministro da Agricultura e Ambiente – MAA, que decorreu de 2 a 17 de maio do corrente ano. Com o objetivo de verificar o estado de execução das atividades desenvolvidas no quadro da implementação dos projetos, e a partir de uma conversa com os próprios beneficiários de cada um dos projetos visitados, constatar os impactos dos projetos na melhoria das condições de vida dos beneficiários e das comunidades de um modo geral.
Os projetos visitados foram nas comunidades de Santo Antão Lagedinhos, Ribeirinha de Jorge, Ribeira dos Bodes, Alto Mira, Ribeira da Cruz e Planalto Norte. Já na ilha de São Vicente, visitaram-se os projetos hidropastoris das localidades de Km6 – Ribeira de Julião e Curral de Tortolho. Para a ilha de Santiago, visitaram-se projetos da região Santiago Norte, nomeadamente, Achada Grande, Achada Porto, ambas do Concelho de Tarrafal e Coqueiro, Concelho de Santa Cruz. Para a região Santiago Sul visitou-se o projeto da comunidade de Moia-Moia, Concelho de São Domingos.
A missão foi realizada por uma equipe multidisciplinar, composta por 7 especialistas que respondem pelas questões de cadeias de valor agrícola e aumento da produtividade agrícola, sistema de seguimento e avaliação, produtividade agrícola, aquisição pública, água, ambiente e alterações climáticas, gestão e execução financeira, género, participação das mulheres e dos jovens e gestão de conhecimentos.
A avaliação da missão ao Programa foi positiva, enaltecendo a sua boa performance física e financeira.