Após 5 meses do campo, realizou-se ontem, 08 de março a gala de encerramento do primeiro Bootcamp Rural- “Campu Empreendi”, no município de Tarrafal de Santiago.
O “Campu Empreendi” foi promovido pelo Ministério de Agricultura e Ambiente – MAA, através do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais – POSER, em parceria com o Instituto Cabo-verdiano para a Igualdade e Equidade de Género – ICIEG. Com o objetivo de reforçar as capacidades empreendedoras, promover, melhorar os negócios, aproveitando as novas oportunidades por forma a garantir um trabalho digno e rendimentos para mulheres e jovens, nas comunidades do referido Concelho, alinhando as ideias de negócio apresentadas numa ótica de cadeia de valor, tendo em conta as áreas de intervenção do POSER, nomeadamente a agricultura, pesca, pecuária e transformação agroalimentar.
Das três etapas que constituíram o Campu Empreendi, nomeadamente o CAFEMPREENDI, que contou com a participação de 103 pessoas; a OFICINA MULHER EMPREENDI, com 78 participantes dos quais transitaram para a fase de STARTUPS RURAL, 29 projetos. Destes, seguiram para o pich final 10 ideias de negócios, que após a pontuação dos júris, seguindo critérios como: explicação das ideias, experiência do promotor, exequibilidade, mercado alvo, adequação da oportunidade local, enquadramento estratégico, diferencial competitivo, competência empreendedora, motivação e experiências de negócio, elegeram-se os 3 primeiros colocados. Em 1º lugar – Irmãs Monteiro – empresa de prestação de serviços agropecuário, no 2º lugar – Sabor de Terra – empresa para comercialização de animais, leite e seus derivados e em 3º lugar – Agro Distribuição – empresa de distribuição de produtos agrícolas.