A bacia hidrográfica de Figueira Gorda, tem em curso as obras de infraestruturas mecânicas e biológicas de conservação do solo e água, enquadrado no projeto POSER- Clima, com o objetivo de garantir a proteção dos solos contra a erosão e contribuir para o aumento da infiltração de água das chuvas.
Estas intervenções consistem na construção conforme o declive do terreno, com arretos, barreiras vivas com feijão congo e babosa, e fixação de árvores fruteiras, nos terrenos que se encontram desprotegidos da cobertura vegetal. Esta intervenção, permitiu a criação de 94 (noventa e quatro) postos de trabalhos temporários, as famílias dessa localidade, sendo 32 (trinta e dois) são mulheres, 62 (sessenta e dois) homens, entre eles 53 (cinquenta e três) jovens, permitindo obterem um rendimento que satisfaça as suas necessidades básicas.
A visita de seguimento foi efetuada pelos técnicos da unidade técnica Santiago Centro do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconômicas Rurais, e da Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente- MAA com o intuito de acompanhar os avanços das obras.