A Associação Amigos da Natureza- AAN, instituição parceira do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais- POSER, promoveu uma ação de formação e capacitação em gestão de suinicultura na ilha de São Nicolau, aos beneficiários das localidades de Ribeira Prata, Praia Branca, Lompelado, Queimadas, Estância de Brás e Fajã de Baixo. A formação decorreu no Centro de Extensão Rural (CER) na localidade de Fajã, destinada a 27 (vinte e sete) beneficiários, ministrada pelos técnicos da delegação do Ministério da agricultura e Ambiente -MAA de São Nicolau.
A ação englobou módulos que visam aprimorar os conhecimentos dos formandos em relação a planificação, gestão, alimentação /nutrição, reprodução e sanidade dos suínos. Os beneficiários terão capacidades técnicas em gestão suinícola, criação e manejo sanitário dos leitões, melhoria nutricional e reprodutivo, e registo de exploração, com o intuito de desenvolverem as suas atividades, por forma a obterem melhores rendimentos.
A vertente teórica foi realizada no CER e a prática no centro pecuário de Caleijão e na pocilga de alguns beneficiários na localidade de Queimadas. Este projeto triangular, desenvolvido e executado pelo AAN, visa melhorar a raça suína nas 3 (três) regiões de intervenção do POSER, Santo Antão, São Vicente e São Nicolau. Foram distribuídos leitões de raça melhorada a 30 (trinta) famílias da Região São Nicolau, sendo que cada família recebeu 3 (três) leitões, duas (2) fêmeas para criação e um macho castrado para engorda.
Devido a situação pandémica provocada pela COVID-19, e respeitando as orientações das autoridades sanitárias, a ação decorreu em duas fases, uma com 12 (doze) formandos e a outra com 15 (quinze).