O dia 4 de Março do corrente ano foi marcado pela apresentação e aprovação do Plano de Trabalho e Orçamento Anual 2020, orçado em cerca de 520 mil contos.
O PTBA 2020 está enquadrado na 3º fase do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, também conhecida como a fase da extensão do Programa, que já foi assinado entre o FIDA e o Governo de Cabo Verde. A apresentação permitiu dar a conhecer aos demais presentes, nomeadamente as Delegações do Ministério da Agricultura e Ambiente, os seus parceiros institucionais, as Unidades Técnicas das 9 regiões de intervenção, quais as orientações fornecidas pelos financiadores do POSER.
É de salientar que o Programa é financiado pelo FIDA – Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola, o FFE – Fundo Fiduciário Espanhol e o Governo de Cabo Verde. Estando sob a tutela do MAA – Ministério da Agricultura e Ambiente, o POSER tem pela frente grandes desafios, como por exemplo, a melhoria da sua performance com impato direto na melhoria das condições de vida dos beneficiários do Programa, principalmente jovens desempregados e mulheres chefes de família das zonas rurais em situação de vulnerabilidade. A aposta passa ainda pelo desenvolvimento de temáticas como as cadeias de valores que podem dar resposta às especificidades de algumas regiões como a questão fundiária, a disponibilidade da água, entre outras, por forma a garantir um maior número envolvimento das comunidades rurais, principalmente os públicos-alvo do Programa, para que possam desenvolver uma atividade economicamente rentável e sustentável.
Tendo em conta as politicas do Governo de Cabo Verde, voltadas para a mobilização da água e modernização agrícola, e atendendo às questões das mudanças climáticas, os projetos do PTBA 2020 são na sua grande maioria no domínio agrícola, não esquecendo das restantes áreas de intervenção do POSER, nomeadamente, a pesca, a pecuária e a transformação agroalimentar.
Ainda neste mesmo dia, no período da tarde, fez-se a apresentação dos estudos realizados pela ANAS – Agência Nacional da Água e Saneamento, no âmbito do protocolo de parceria técnica assinada entre o POSER e a ANAS. Os estudos são sobre a gestão da água para a rega, no quadro dos projetos financiados pelo POSER-CLIMA. Os estudos apresentados retratam questões fulcrais como as disponibilidades hídricas e os custos da mobilização da água para fins agrícolas. Os mesmos, servem de base para a tomada de decisões mais assertivas por parte das entidades competentes, no que concerne a gestão da água.
O evento teve lugar na sala de reuniões da Direção Geral da Agricultura Silvicultura e Pecuária, Achada São Filipe. As sessões de trabalho estão agendadas até o dia 6 do corrente mês.