O projeto hidroagrícola da comunidade de Tinca Raia já foi entregue aos 14 agricultores chefes de família da referida comunidade, dos quais 7 são jovens e toda comunidade. Trata-se de um projeto que consiste na reabilitação de 7 (reservatórios), equipamento de furo com sistema fotovoltaico, construção de casa para a instalação do filtro e instalação do sistema de adução. Almeja-se reunir os agricultores de forma a fazerem uma melhor gestão na distribuição da água e a criarem rendimentos para as famílias.
O acto de entrega contou com a representação de instituições parceiras do Programa, o CERMI – Centro de Energias Renováveis e Manutenção Industrial, a ANAS – Agência Nacional de Água e Saneamento e a Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente de São Domingos, Praia e Ribeira Grande de Santiago, conta ainda com o forte envolvimento da Associação Comunitária de Tinca Raia. Encorajados com os ganhos que já são percetíveis, os agricultores decidiram criar a Associação de Agricultores de Tinca Raia.
João de Deus da Fonseca, Coordenador do POSER, frisou a importância da apropriação do projeto por parte dos beneficiários enquanto condição base para sucesso do projeto. A prática da agricultura deve ser vista enquanto atividade geradora de rendimentos e não apenas para o autoconsumo.
Faz ainda parte do projeto ações de formação/capacitação dos beneficiários, por forma a adquirem competências teóricas e praticas, com impato direto na melhoria da produtividade agrícola e consequentemente na melhoria das condições de vida de toda a comunidade. A formação em educação financeira é a primeira ação destinada a esse grupo de agricultores, com o intuito de dota-los de conhecimentos e que possam gerir da melhor forma os seus recursos financeiros, identificado antecipadamente as oportunidades, os riscos, os investimentos possíveis e ainda com poupar de um modo sustentável. O seu início está previsto para o dia 2 de Março do corrente ano.