Um grupo de mulheres de diferentes comunidades da ilha Brava participaram numa formação intitulada “Um passo em Frente“, na área do empreendedorismo feminino e meios de financiamento de negócios.
Esta formação em empreendedorismo Feminino “ Um passo em Frente- Mulheres e empreendedorismo” é patrocinada pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), em parceria com a CRP-Brava Solidária no âmbito do Programa OPORTUNIDADES e tem como objectivo capacitar as mulheres de baixa renda, em situação de vulnerabilidade e a procura de emprego.
Conforme avançou a formadora Fernanda Burgo, a diferença em termos de pensamento é enorme, comparando a forma de pensar das formandas no início e ao decorrer da formação. “Temos Todos o cuidado em escutar os seus relatos e depois dar algumas técnicas a elas, no sentido de levantar a auto-estima e mudar a forma de encarar às coisa”, explicou.
De acordo com a formadora, estas mulheres, na maioria jovens, são donas de casa, com baixo nível de escolaridade e dependente dos companheiros ou familiares, mas também, são mulheres que acreditam que “ as oportunidades passam”. Margarida Fernandes, gestora da CRP-Brava Solidária, sensibilizou o grupo, no sentido de “ nunca pensarem que é tarde para alcançar um objectivo ou sonho. “ O segredo é ter a persistência na bagagem”.
A formação decorreu na escola de escovinha na localidade de Campo Baixo, e teve a duração de duas semanas. Diolanda Vieira, confeiteira e formanda, saiu desta formação com “ muita bagagem” e, com isso, adquiriu novas técnicas e “ competências para gerir o negócio”.
“ Já vi que o meu negócio estava um pouco desorganizado e mal gerido. Agora, com estas informações, o andar da carruagem será diferente e para melhor, com foco no empreendedorismo”, avançou a formanda. Os formadores salientaram que a formação não vai ficar por aí em breve será ministrada em outras zonas onde as mulheres não tiveram a oportunidade de participar na primeira fase da formação.