O Ministério da Agricultura e Ambiente – MAA, realiza nos dias de hoje e amanhã uma exposição de equipamentos e alfaias agrícolas, no pátio da Delegação do Ministério da Agricultura e Ambiente de São Domingos, Praia e Ribeira Grande de Santiago.
Tendo em conta as opções estratégicas preconizadas para o setor agropecuário do programa do Governo de Cabo Verde (2021/2026) centra-se na transição da agricultura tradicional e de subsistência para a agricultura moderna, competitiva, com capacidade de atrair investimentos privados, reforçar a contribuição para a segurança alimentar, penetrar no mercado turístico e exportar. A modernização agrícola cria as bases para atrair a camada juvenil, gerando assim empregos e rendimentos, contribuindo para a diminuição das desigualdades sociais e da pobreza.
O evento reuniu ainda várias empresas privadas que operam no setor agropecuário e que comercializam essas máquinas e equipamentos, designadamente a Upranimal, a Suinave,a Nutrivet, a Agroprodutos, a Acaisa, bem como a DGASP – Direção Geral da Agricultura Silvicultura e Pecuária e o INIDA – Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário.
A exposição contou com a presença do Ministro da tutela, Doutor Gilberto Silva, o Secretário de Estado para Economia Agrária, Doutor Miguel Moura, os delegados do MAA de toda a ilha de Santiago, agricultores e criadores.