O Ministério da Agricultura e Ambiente – MAA, no âmbito do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais efetuou ontem, o ato de passagem das infraestruturas á Agência Nacional de Água e Saneamento, sendo está a entidade governamental que tem por fim a implementação das políticas governamentais e a gestão integrada dos investimentos no setor da água e saneamento, bem como o planeamento estratégico, o seguimento, a regulação técnica, a supervisão e a monitorização dos serviço de produção, distribuição e comercialização de água.
O projeto hidroagrícola de valorização e utilização eficiente dos recursos naturais da comunidade de João Varela visou a construção de um campo solar fotovoltaico, a reabilitação de 1 reservatório de 50 m3, a instalação de toda a rede de adução e distribuição em cerca de 1 577,45m de condutas, incluindo caixas de derivação e ventosa, uma bomba submersível hídrica e uma casa de abrigo. Para a concretização do projeto foi imprescindível a cedência de todo o terreno pelo Ministério das Finanças e do Fomento Empresarial, através da Direção Geral do Património e da Contratação Pública, numa área de cerca de 5 hectares, beneficiando diretamente 10 mulheres chefes de família.
Já o projeto hidroagrícola de valorização e utilização eficiente dos recursos naturais da comunidade de Alfarroba contempla investimentos como a construção de um campo solar fotovoltaico, a reabilitação de 3 reservatórios, a instalação de toda a rede de adução e distribuição em cerca de 2 204m de condutas, uma bomba submersível hídrica e duas casas de abrigo. São no total 15 agricultores chefes de família beneficiários do projeto.
O termo de passagem foi assinado pelo Coordenador o POSER, Engº Jaime de Pina e pelo PCA da ANAS, Engº Cláudio dos Santos.