Dado ao alto nível de desperdício dos alimentos, o Ministério da Agricultura e Ambiente através do Programa de Promoção de Oportunidades Socio Socioeconómicas Rurais – POSER, iniciou uma oficia de aproveitamento integral dos alimentos, destinadas ás mulheres da comunidade de João Varela, concelho de Ribeira Grande de Santiago, que teve inicio no dia 27 de março, dia da mulher Cabo-verdiana. A data foi enaltecida pelo Coordenador do Programa, Jaime de Pina, que aproveitou para prestar a sua homenagem a todas as mulheres.
Á semelhança do que aconteceu em Santa Cruz, as pequenas oficinas de sensibilização de mulheres, visam reduzir o desperdício dos alimentos nutricionalmente ricos. Atendendo ao facto que as mulheres são as responsáveis pela alimentação no seio do agregado familiar, trabalhar a questão do aproveitamento integral dos produtos dando-as a conhecer o valor nutricional e as diferentes formas de preparação de produtos que normalmente são excluídas, o que representará uma melhoria da dieta alimentar e consequente melhoria da segurança alimentar e nutricional das famílias.
O desperdício alimentar representa um sério problema na erradicação da fome, no alcance da segurança alimentar e melhoria da nutrição e promoção de uma agricultura sustentável, impactos almejados pelo POSER e um dos ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável definidos na agenda 2030.
A oficina decorre no Centro de Emprego e Formação Profissional do Concelho, graças a cedência das instalações da referida instituição.