O PM – Primeiro Ministro de Cabo Verde, José Ulisses Correria e Silva presidiu hoje, 04 de março do corrente ano, o ato de inauguração do Projeto de Adução e Distribuição de Água do Planalto Norte, Concelho do Porto Novo, Ilha de Santo Antão.
Trata-se de um projeto orçado em 91 425 210 cve, cofinanciados pelo MAA – Ministério da Agricultura e Ambiente através do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, e da Câmara Municipal do Porto Novo, através do Fundo Flexível, PNUD e do Fundo do Ambiente, e ainda do GEF – SGP, e da Cooperação Portuguesa – ADPM, a parceria técnica da ANAS – Agência Nacional de Água e Saneamento e o grande envolvimento de toda a região do Planalto Norte, representada pela Associação Desenvolvimento Comunitário Luz Verde do Norte.
Foram construídos um total de 7 estações de bombagem, sendo que cada está é composta por um reservatório, 1 campo solar fotovoltaico, 1 bomba de superfície e interligações hidráulicas, sendo que uma das estações está composta ainda por 1 dique de captação. Somam-se a estas infraestruturas a reabilitação de mais 4 reservatórios.
O projeto foi concebido com o intuito de promover o desenvolvimento sustentável das comunidades de Planalto Norte, através do acesso a água potável para consumo humano e abeberamento animal, mediante a utilização de tecnologias limpas, que contribuam para a mitigação das mudanças climáticas e para a criação de mecanismos sustentáveis de emprego e fixação da população. O projeto beneficia diretamente 268 pessoas, sendo 148 masculinos e 120 femininos, residentes nas comunidades abrangidas pelo projeto, designadamente, Bolona, Chã de Feijoal, Chã Dura, Morrinho d´Égua, Chã de Cruz, Água das Patas, Chã de Manuelinho e Pascoal Alves.