O Bootcamp Empreendi consiste num concurso que através da realização de um conjunto de atividades de modo intensivo de dois dias, 1 e 2 do corrente mês, onde promoverá ações integradas de capacitação com foco na competitividade e desenvolvimento de soluções sustentáveis para distribuição e comercialização de produtos agrícolas dos campos de experimentação da zona Sul. Trata-se de uma iniciativa do Ministério da Agricultura e Ambiente – MAA através do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais – POSER, em parceria com a Associação de Jovens Empresários de Cabo Verde.
Com o total de 21 inscritos, dos quais 12 são mulheres e 9 homens, o Bootcamp Empreendi foi concebido com o objetivo de dar respostas á problemática enfrentada pelos agricultores – o mercado. Deste conjunto, apenas um grupo de 4 ou 5 elementos sairá vencedor e contará com o seguimento tanto da equipa da unidade técnica regional do POSER, como pela equipe de consultores/mentores.
De salientar que, toda a Zona Sul da ilha do Fogo recebeu um investimento de mais de 110 000 000 CVE, para dar reposta a demanda da água para agricultura, pecuária e abastecimento domiciliaria, e compensar a falta de água, melhorar a sua gestão e criar condições para se investir numa agricultura sustentável e geradora de rendimento. O projeto de Otimização da Rede de Abastecimento de Água – Sistema São Filipe – Circuito Adutor e Distribuidor de Água para Agricultura, visou um conjunto de infraestruturas de mobilização, armazenamento, adução e distribuição de água financiados pelo Governo de Cabo Verde, e cofinanciado pelo Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA e o Fundo Fiduciário Espanhol – FFE.