A equipa da UTSTN – Unidade Técnica da região Santiago Norte do Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais – POSER acompanhou “in loco” a colheita de batata-doce no perímetro agrícola de Achada Grande, Concelho de Tarrafal de Santiago.
Após a conclusão de mais um ciclo de produção, com excelentes resultados de produção, 4 agricultores beneficiários do projeto, colheram aproximadamente 1372 kg de batata – doce, cultivada em cerca de 1850 m2.
O projeto hidroagrícola de valorização e utilização eficiente dos recursos naturais beneficia diretamente 70 agricultores chefes de família, das quais 41 são mulheres e 29 homens, com possibilidades de aumentar para 120 agricultores, tendo em consideração que estão reunidas as condições para tal, como o aumento da disponibilidade de água (500m3/dia) aliada a redução dos custos de bombagem em cerca de 50%, a extensão de terreno agrícola, entre outras.
Os técnicos da UT aproveitaram ainda para reforçar as orientações aos beneficiários para os próximos ciclos e a sobretudo respeitarem a rotação de culturas e manterem as práticas de uma produção orgânica.