Ainda no decorrer da missão de supervisão ao POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, realizada por uma equipa de consultores do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, com o objetivo de fornecer apoio ao governo e à equipa POSER, a fim de melhor avaliar o desempenho, identificar dificuldades encontradas e propor soluções para uma melhor implementação. Para tal, realizam-se visitas aos projetos implementados no âmbito do Programa, na região Santiago Norte, nomeadamente aos projetos de Achada Porto, Achada Grande (Tarrafal de Santiago) e Coqueiro (Santa Cruz), e Santiago Sul, ao projeto de Moia-Moia, (São Domingos).
As visitas são realizadas com o intuito de perceber in loco as atividades dos projetos e seus os impactos, auscultando os próprios beneficiários.
Trata-se de uma equipa multidisciplinar, composta por 7 especialistas que respondem pelas questões de cadeias de valor agrícola e aumento da produtividade agrícola, sistema de seguimento e avaliação, produtividade agrícola, aquisição pública, água, ambiente e alterações climáticas, gestão e execução financeira, género, participação das mulheres e dos jovens e gestão de conhecimentos.
Juntou-se a equipa, a representante do Fundo Fiduciário Espanhol – FFE, e a representante do Ministério da Agricultura e Ambiente – MAA, Ministério que tutela o Programa.
O POSER é um programa financiado pelo Governo de Cabo Verde, FIDA e FFE.