A Unidade Técnica da Região Santo Antão do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais – POSER e o Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional – CERAI, cumpriram mais uma missão em Tarrafal de Monte Trigo, Concelho de Porto Novo, desta feita, com o objetivo de promover uma ação de capacitação em “Processos Participativos e Formas de Organização” para os beneficiários do Projeto Hidroagrícola e Utilização Eficiente dos Recursos Naturais de Tarrafal de Monte Trigo. A ação está programada para 20 horas, sendo que, nesta 1ª etapa foram ministradas 10 horas, contando com a participação de 22 beneficiários.
Constatou-se que há um grande envolvimento dos beneficiários no projeto, tendo já constituída a Associação de Agricultores de Tarrafal Monte Trigo, estando a mesma em processo de formalização. O CERAI e o POSER prometeram dar todo o suporte técnico para a constituição desta importante organização, pois uma das atividades do projeto, é a montagem de um entreposto agrícola para o tratamento de produtos agrícolas de Tarrafal, que poderá ser gerida por esta associação.
Esta sessão concentrou-se nos aspetos gerais do associativismo e cooperativismo e dos processos participativos tentando sistematizar as motivações e princípios que estão na base da iniciativa de Tarrafal. A próxima sessão a realizar em meados de Abril, fornecerá informações e ferramentas sobre a gestão associativa e cooperativa.
A ação enquadra-se nas atividades definidas no plano de trabalhos concebido no âmbito do protocolo de parceria técnica celebrado entre o POSER e o CERAI.