A equipa da Unidade Técnica do POSER Região Santo Antão e a equipa do CERAI (Centro de Estudos Rurais e Agricultura Internacional), iniciaram no dia 06 de dezembro com os beneficiários da zona de Covão o 3° Módulo sobre Boas práticas agroecológicas e fertilização dos Solos, e nos dias 7 e 8 deram o início à sessão de capacitação com os beneficiários de Agostinho Pereira e Caboco de Tarafe.
No primeiro Módulo retrataram as bases da agroecologia e no segundo e terceiro Módulos falaram sobre a prevenção e controle das pragas, onde foram totalmente práticas as sessões, com a produção de Biofertilizante, composto de estrume sólido, produção de caldas de Malagueta, tabaco e “planta de Cuxim”.
Esta ação de capacitação teve como propósito mostrar aos beneficiários do projeto acima referido os malefícios do uso de pesticidas, formas de prevenção de pragas de forma natural usando recursos locais, e a importância de nutrir os solos.
De realçar ainda que, hoje 09 de dezembro, acontece uma visita guiada dos agricultores ao espaço que vai ser remodelado e transformado no entreposto agrícola de Tarrafal, como também visita a mais duas comunidades vizinhas, Martine e Covada de vassoura, para contatos com agricultores locais. Estas zonas ainda estão protegidas com alto cultivo de hortícolas sem a praga de ” mil pés”, visita esta que contou com a presença do extensionista local e um dos beneficiários do POSER desta localidade.
Participam desta formação 7 agricultores que se mostraram motivados e dispostos a colocar em prática o aprendizado, e foi ministrada pela Animadora Social da U.T e pelo Técnico da CERAI.