Após a queda das primeiras chuvas em Cabo Verde, a equipa da Unidade de coordenação – UCP do POSER, fez uma visita na passada sexta feira, aos Projetos Hidroagrícolas de Santiago Norte e Santiago Sul, nomeadamente aos projetos de Achada Grande e Achada Porto ambos do concelho de Tarrafal, e ao projeto de Moia Moia – Concelho de São Domingos, para in loco verificar o estado atual das parcelas e das culturas dos projetos implementados.
Durante a visita foi possível verificar que a queda das primeiras chuvas na região de Santiago, trouceram o renovar de esperança dos agricultores, que incansavelmente trabalham o campo e particularmente as suas parcelas. Na localidade de Achada grande a equipa denotou o total engajo dos beneficiários para a funcionalidade deste projeto e a sua sustentabilidade.
Em Achada Porto, o projeto que foi orçada no valor de 25 916 274,56 ECV, beneficiando diretamente 30 agricultores chefes de família da Comunidade de Achada Porto, dos quais 27 são mulheres e 3 homens, sendo que cada beneficiário foi contemplado com uma área cultivável de 1000 metros quadrado (m2), para a prática da agricultura de regadio com recurso ao sistema de rega gota-a-gota, o impacto desta intervenção é visível diratamente nesses beneficiários hoje.
Para terminar a visita a equipa passou pela localidade de Moia-Moia para averiguar a funcionalide do projeto e o seu estado atual. Trata-se de um projeto estruturante, orçado no valor de 28.357.524,34 ECV, que é investimentos do Governo de Cabo Verde, com a comparticipação do FIDA – Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola e o FFE – Fundo Fiduciário Espanhol.