No âmbito da consecução do Componente II, do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas e Rurais, realizou-se durante 2 dias (28 e 29 de julho), por vídeoconferência, a ação de formação dirigida aos técnicos agrónomos do programa, extensivo aos técnicos das Delegações do Ministério da Agricultura, em “Rentabilidade Económica das Culturas Irrigadas” com o intuito de dotar os técnicos de ferramentas que lhes permitam acompanhar e aconselhar os beneficiários nos aspetos que tem a ver com o custo de produção e rentabilidade económica.
Esta formação consiste em capacitar os técnicos locais, e disponibilizá-los instrumentos que lhes permitem apoiar os agricultores na análise económica das suas produções, bem como fornecer aos agricultores ferramentas que lhes permitam determinar o custo de produção, e analisar a rentabilidade económica da produção agrícola.
Salienta ainda, que os beneficiários do POSER possuim cadernos de encargos que lhes permitam fazer o registo dos dados des da preparação para o cultivo, até a comercialização destes cultivos, e estes sempre com o acompanhamento técnico dos animadores técnicos do programa.
A formação foi ministrada pelo Agro-economista Adriano Furtado do INIDA – Instituto Nacional de Investigação e Desenvolvimento Agrário, e contou com a participação de 20 técnicos (POSER e Delegações do MAA nas zonas de intervenção do POSER), onde saíram aptos para determinar. o custo de produção e analisar a rentabilidade económica da produção agrícola e replicá-los juntos dos beneficiários do POSER.