Decorre de 04 a 24 de julho do corrente ano a missão de supervisão do POSER – Programa de Promoção de Oportunidades Socioeconómicas Rurais, pela a equipa do FIDA – Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola, um dos principais financiadores do POSER. Iniciou hoje 6 de Julho na Unidade de Coordenação do POSER a partir da plataforma Zoom, a abertura da missão de supervisão do POSER e a revisão intermediária do COSOP que decorre até 24 de julho de 2021.
A reunião é conduzida pelo Diretor do FIDA para Cabo Verde, Mauritánea e Guiné Bissau, Gianluca Capaldo e por sua equipa, constituída por Agnès Deshormes – Chefe da equipa técnica, responsável pelas cadeias de valor agrícolas e melhoria da produtividade agrícola, Hélène A. Ba, – especialista em capitalização e gestão do conhecimento, responsável pela gestão do conhecimento, Diogo Ferreira – responsável pela monitoria e avaliação do POSER e monitoria da implementação do Subsídio nº 2000001029 Projeto: Capacitação do sistema nacional de monitoria e avaliação em Cabo Verde, Moctar Wane – responsável pela aquisição, António Luíz F. Abreu Jorge – Engenheiro hidráulico, especialista em meio ambiente e das Alterações Climáticas, Bianca Flamengo – especialista em desenvolvimento sustentável, com responsabilidade de gênero, participação de mulheres e jovens, Nadia Cappiello – Associado de Programas e especialista em monitoramento e avaliação e Ndela Diouf – especialista em gestão e execução financeira.
Pela parte de Cabo Verde estão presente a representante do Ministério das Finanças – Albertina Costa, Arilde Teixeira e Aline Freire – da DGPOG do MAA, a equipa da UCP-POSER, e os representantes das UT- Regionais.
O objectivo geral da missão de supervisão do POSER é apoiar o Governo e a equipa do POSER para melhor avaliar o desempenho do projecto e identificar as dificuldades encontradas e propor soluções para uma melhor implementação.
Como: (i) avaliar o desempenho geral do projeto e seus efeitos;
(ii) examinar os programas regionais e sua implementação no campo;
(iii) fazer o balanço da implementação dos micro-projectos e projectos estruturantes financiados no POSER e na componente climática;
(iv) avaliar a qualidade da gestão administrativo e contábil;
(v) fazer um balanço das atividades planejado no PTBA 2020, por componente, tanto física quanto financeiramente;
(vi) avaliar o nível de implementação das principais recomendações da última missão de monitoramento em julho de 2019;
(vii) revisar os procedimentos de aquisição de bens e serviços;
(viii) realizar uma análise detalhada das taxas de desembolso para ver se as medidas tomadas resultaram em uma melhoria significativa; e
(ix) analisar, com a Unidade de Coordenação e os parceiros envolvidos, as dificuldades e constrangimentos encontrados, e propor soluções adequadas.