Beneficiários e criadores de gado dos planaltos Norte e Leste, Santo Antão, receberam formação da CERAI sobre armazenamento de pasto, aprendizado “Técnica de Armazenamento em Forma de – Meda”.
Este projeto surge da iniciativa do projeto de Agroecologia das áreas protegidas de Cabo Verde em Santo Antão, tendo as zonas do Planalto Leste e do Planalto Norte, sido comtempladas com dois microprojectos.
O beneficiário da zona de Lagoa em Planalto Leste, Sr. Nilton Santos, participante desta formação, afirma que esta técnica será vantajosa, pois, com o curral já financiado através do projeto, pretende fazer o confinamento total dos seus animais e precisará de pasto armazenado e disponível para a alimentação nutrida dos ruiminantes.
De acordo com o benificiário, ele já tem a base da “Meda” pronta e já começou a armazenar o pasto, tendo colocado até 3000 fardos de pasto. Diz ainda que o uso desta técnica permitirá a disponibilidade de pasto de ate três anos, principalmente nos períodos de seca.
Uma das vantagens que esta técnica traz, é a segurança aos criadores nos períodos de seca em que a ração tende a aumentar de preço e o pasto natural torna-se escasso.